Novidades da Tecnologia da Informação aplicada na Logística em 2022

Novidades da Tecnologia da Informação aplicada na Logística em 2022

O mercado atual, além de competitivo, está forçando que as empresas se atualizem para atender as exigências do mercado. E este cenário não possui previsão de mudanças neste sentido. O empreendedor que quer manter sua empresa em crescimento, deve, obrigatoriamente, estar por dentro das novidades em tecnologia logística previstas para o próximo ano.

Até o fim de 2021, a previsão é de que, no Brasil, seja ultrapassada a marca de 200 milhões de computadores em uso, segundo a 32ª pesquisa anual do uso de tecnologias da informação no Brasil, em outras palavras, a proporção de computadores para cada 10 habitantes será de 9,4 máquinas. Estes resultados impactarão na organização de logística de negócios. Veja a seguir as novidades de Tecnologia da Informação para logística em 2022.

Inteligência artificial (IA)

         O que no século 20 parecia ser algo muito distante e inovador, estará mais requisitado no próximo ano. A IA vem cumprindo um papel importante para o mercado dos negócios. O objetivo é de que seja possível potencializar operações de logística, como operações de fretes, gestão de fluxo e estoque. Prometendo ser um grande diferencial para as empresas.

Mercado digital e entregas express

         A pandemia criou um novo cenário de comércio, aumentando o consumo por meios digitais. A cada dia as empresas físicas estão mais presentes no meio digital a fim de atender este novo estilo de consumo de pessoas que evitam sair de casa.  Assim, o comércio online ativo faz com que o setor logístico também tenha necessidade de atualização, por meio de inovações, softwares e o processo de entrega.

         As entregas rápidas se tornaram mais requisitadas ainda, visto que o imediatismo de consumo que antes era atendido por meio da locomoção até a loja, tem de ser atendida via entregas express. Além disso, as entregas por drones vêm crescendo no exterior e logo chegarão ao Brasil, podendo impulsionar o setor logístico brasileiro.

Automatização de processos logísticos

         Automatizar processos é uma tendência que vem se concretizando no meio da logística. Está diretamente ligada ao aumento da produtividade, otimização de gastos e erros e organização dos processos. Apesar de ser uma solução que já está presente no mercado, a previsão é de que cresça ainda mais, sendo que aquelas empresas que ainda não adquiriram a automatização dos processos logísticos até o próximo ano devem buscar fazê-lo logo.

Sistema WMS

         O controle da movimentação dos produtos por meio desta tecnologia garante atualização e fornecimento de informações sobre o armazém das empresas. Este sistema é capaz de facilitar o acompanhamento e processamento de cada item, podendo ser acessado por dispositivos móveis e redes sociais.

         Deste modo se tornou uma grande novidade dentro do mercado de logística para aumentar a segurança, comunicação e otimização, e prevenir problemas relacionados a falhas no processamento de um produto. Garantindo assim para o empreendedor controle maior do seu estoque e para o cliente, agilidade na entrega de seu pedido.

Um dos sistemas de logística mais utilizados do mercado, e que está crescendo o número de armazéns usuários ano a ano é o e-Ship WMS, que foi construído dentro de um armazém de fulfillment por especialistas em logística e em tecnologia, e que garante funções que atendem a diversos tipos de operação logística e modelos de negócios, facilitando as rotinas do armazém e assegurando o fluxo correto e ininterrupto dos processos.

Sustentabilidade

Esta pauta se torna a cada dia uma necessidade no mercado dos negócios. Ser sustentável, além de garantir a vida do planeta favorece as empresas dentro do mercado. A empresa que ainda não adquiriu processos de logística sustentável estará atrasada em 2022. Ações que levam em consideração o meio ambiente, diminuição de gases poluentes, desperdícios são prioridade no mercado de logística. 

Quem não se adapta às mudanças e aos avanços tecnológicos acaba ficando para trás e notamos que com a logística não é diferente. As novidades e tendências que surgiram e as que estão por vir em 2022, refletem uma sociedade moderna e adepta de melhorias. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.