Gestão 360° e à Vista: o Segredo do Sucesso na Logística

Gestão 360° e à Vista: o Segredo do Sucesso na Logística

A gestão efetiva de qualquer negócio é uma tarefa desafiadora, e em um cenário cada vez mais competitivo, com avanços tecnológicos, surgimento de produtos semelhantes e consumidores informados, controlar cada processo é fundamental para que a sua empresa se destaque no mercado.

Através de uma boa gestão, administrar um negócio e obter sucesso nisso se torna mais fácil: uma gestão 360º. Com base em uma visão abrangente, é possível ter domínio sobre como está o desempenho dos processos em cada setor, e também de todos os resultados e como eles afetam a performance geral da empresa. E isso se enquadra perfeitamente nos processos logísticos. 

A gestão 360º funciona como um identificador dos pontos fortes e dos pontos que precisam ser tratados e reavaliados. É também ter disponíveis ferramentas com dashboards que mostram o cenário como um todo, com informações estatísticas baseadas em parâmetros pré-definidos que facilitam a tomada de decisões mais rapidamente e mais assertivamente, evitando prejuízos e prevendo possíveis problemas, que serão corrigidos antes deles acontecerem de fato. 

Quanto à “gestão à vista”, é um termo usado para designar o processo de se ter o controle total das informações e processos quando disponibilizados em tempo real.

Para que essa estratégia de gestão funcione é necessário que a empresa esteja integrada e conectada em todos os seus processos, e para que ela seja eficaz, é importante estruturar esses 4 pilares:

  • planejamento;
  • organização;
  • direção;
  • controle.

Quando se fala em gestão 360°, é fundamental mapear todos os processos, dessa maneira será possível identificar os problemas e assim encontrar maneiras de resolvê-los. 

É importante avaliar e cumprir com os prazos dos fornecedores, identificar o tempo de embalagem e de circulação dos produtos, desde a compra das matérias-primas, o armazenamento no estoque até a entrega ao cliente.

O estoque deve ser o foco, pois a partir dele podem se originar diversos problemas, e para evitar e otimizar os processos é necessário dar muita atenção a essa etapa. Entre os problemas identificados no estoque, um deles é o fluxo ineficiente de mercadorias,  e isso acontece quando o controle não é adequado. 

Outros custos gerados em estoque ineficiente são com a manutenção de produtos, prejuízos com itens estragados, maiores gastos com energia elétrica, burocracia e tempo. 

Com uma gestão correta e eficiente esses gargalos podem ser evitados, pois a partir da gestão 360º, muitos benefícios podem ser identificados, como tomadas de decisões baseadas em dados, o gerenciamento da empresa terá uma visão panorâmica, o seu negócio terá uma visão antecipada das tendências, a otimização de processos de forma contínua e o aumento da eficiência. 

As empresas têm identificado que ao utilizar um sistema para auxiliar na gestão da logística, que controle as etapas desde a armazenagem até a expedição de encomendas facilita diversos processos, e contribui para uma logística de sucesso.

Roberto Hoffmann, CEO da eShip WMS – empresa que desenvolve tecnologia logística para armazéns – afirma que a busca por um sistema de gestão logística (WMS) tem crescido nos últimos anos, e que cada vez mais as empresas estão preocupadas em oferecer ao cliente o melhor. 

“Planejamento, tecnologia e uma gestão eficiente garantem melhores resultados na logística, e estes se revertem em melhores resultados em vendas”, comenta Roberto.

Muitas empresas podem dar um salto em seu crescimento passando a gerir melhor as informações e fazendo planejamentos, mesmo que a curto prazo. Parece difícil, mas há recursos que facilitarão a virada de chave.

Na logística, implantar um bom sistema WMS no armazém resolverá os problemas. Esta aplicação se conectará com o sistema ERP ou sistema de gestão administrativa e de vendas, utilizado na empresa. Com eles conectados, basta visualizar a dashboard (normalmente disponibilizada tanto no WMS quanto no ERP), analisar os números e chegar a conclusões. Desta forma haverá muita informação nas palmas de suas mãos: 360° e à vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.