Ergonomia na Logística: Alta Importância na Saúde dos Colaboradores

Ergonomia na Logística: Alta Importância na Saúde dos Colaboradores

Manipulação e transporte de carga podem ocasionar lesões e problemas de saúde aos trabalhadores, assim é fundamental aplicar ergonomia na indústria. A lesão por esforço repetitivo, LER, é um exemplo desse tipo de lesão para a equipe de logística de qualquer armazém.  

Um fator fundamental é a logística para as empresas contarem com eficiência e agilidade em armazenar os próprios produtos e em solucionar problemas gerais. É muito importante para alcançar os objetivos da logística, usar equipamentos adequados, e os pallets são exemplos. De fato, cuidados são essenciais com ergonomia em logística de movimentação e armazenamento das cargas.

 

Ergonomia no Trabalho 

Está ligado ao conceito da ergonomia no trabalho com estudo da relação entre o trabalhador e execução da sua função, com foco em aumento da satisfação, saúde e conforto. Há 3 tipos de ergonomia aqui, a cognitiva, física e organizacional. Todas são de extrema importância para a equipe de logística.

A cognitiva vai avaliar aspectos como movimentos, postura, manuseio de objetos, a ergonomia física, para que sejam evitados riscos ergonômicos durante o trabalho, como enfermidades ocupacionais. E o segmento cognitivo é responsável por estudar fatores ligados com raciocínio, memória, e mais, sem contar a busca de maneiras para que índices de ansiedade e depressão sejam amenizados. Já a ergonomia organizacional caracteriza gerenciamento das pessoas e maneiras de comunicação, na realidade, com colaboradores. 

O técnico de segurança no trabalho que orienta a empresa e-Ship WMS, Jeferson Moisés Padilha, explica que entre os principais benefícios da ergonomia para os profissionais que trabalham em armazém com logística estão a demonstração da valorização do colaborador pela empresa. “Além disso, melhora o bom desenvolvimento do colaborador no ambiente de trabalho e evita as Doenças Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) e Lesões ocasionadas pela má postura, excesso de peso durante transporte manual e pelas atividades repetitivas, trazendo assim uma redução no custo com afastamentos.”

 

Benefícios Oferecidos pela Ergonomia no Trabalho 

São as 7 vantagens com a aplicação das técnicas de ergonomia:

  • Qualidade de vida. 
  • O profissional é valorizado. 
  • Maior produtividade.
  • Evita afastamentos e ausências. 
  • Favorece a saúde emocional e mental. 
  • Redução de despesas. 
  • Atrai clientes.

 

Qualidade de Vida 

Com medidas aplicadas visando a preservação da saúde mental, física, emocional, a qualidade de vida da equipe de logística é aumentada no trabalho. Mas, conscientizar a equipe sobre princípios de ergonomia neste ambiente se mostra etapa importantíssima neste processo. Faz-se necessária a transmissão de orientações para colaboradores, como respeitar a zona de conforto, manter reta a coluna, diminuir força excessiva e movimentos excessivos, evitar postura estática. 

 

O Profissional É Valorizado 

Através das dicas aplicadas da ergonomia no trabalho, o trabalhador do armazém vai se sentir valorizado e cuidado, podendo ampliar sua autoestima e percepção de integrar uma equipe de logística. “Atualmente, as normas de SST sofreram grandes alterações, e juntamente com estas alterações, empresas e colaboradores têm demonstrado estarem mais conscientes em relação à importância da Saúde e Segurança no ambiente laboral, e o mesmo tem ocorrido em relação a Ergonomia”, expõe Jeferson Moisés Padilha.

 

Maior Produtividade 

Consequentemente aos itens anteriores há possibilidade de verificar maior engajamento do trabalhador da equipe de logística dentro do armazém. Deste modo, o mesmo terá prazer no desenvolvimento das próprias competências e conquista de mais resultados interessantes cada vez mais. 

 

Evita Afastamentos e Ausências 

Redução da incidência dos desconfortos e problemas de saúde oriundos das condições de trabalho é uma das prioridades quando se trata da ergonomia no trabalho. Assim, poderá ser diminuída a frequência dos desligamentos e atestados. 

 

Favorece Saúde Emocional e Mental 

Na atualidade, problemas como estresse, depressão, ansiedade, ligados com trabalho são notórios. Desta forma, ergonomia se mostra alternativa excelente para combater estes problemas e para desenvolver inteligência emocional. 

 

Redução de Despesas 

Aplicação da correta ergonomia no trabalho no armazém de logística é essencial para que gastos com indenizações sejam evitados, em decorrência dos acidentes ou então incapacidades físicas que possam prejudicar o trabalhador para execução da própria função. 

 

Atrai Cliente 

São aspectos muito importantes os valores da empresa de logística para atrair clientes, de fato sendo empresa ergonômica, ganha valor a imagem institucional. Porém, é necessário aplicar realmente tais valores quando se fala em rotina empresarial.